quarta-feira, 6 de abril de 2011

Protestantismo, o surgimento dos evangêlicos

Mais uma postagem do blog, da série CULTURA RELIGIOSA

Surgimento do Protestantismo no  Antigo Continente, Migração para o Brasil, e Surgimentos de Igrejas Evangélicas.

1º Símbolo do Protestantismo
Protestantismo é uma das três maiores divisões (Catolicismo, Ortodoxa e Protestantismo) do Cristianismo. Este movimento iniciou-se na europa central no início do século XV como uma reação contra as doutrinas e práticas do catolicismo romano medieval. O termo protestante, Significa declaração pública/protesto, referindo-se à carta de protesto por príncipes luteranos contra  algumas crenças e práticas da Igreja Católica do século XVI.

As doutrinas das inúmeras denominações protestantes variam, e a Bíblia como única regra em matéria de fé e ordem.

No século XVI, seguidores de Martinho Lutero fundaram igrejas "evangélicas" na Alemanha e Escandinávia, e em outros países, por outros "Reformadores", iniciando-se a Reforma protestante. 

Desde aquele tempo, o termo Protestante tem sido usado com diversos sentidos, muitas vezes como um termo geral para significar apenas os cristãos que não pertencem à Igreja Católica, Ortodoxa ou Ortodoxa Oriental (inclusive àqueles cristãos que não pertencem à Igreja Anglicana, pois esta mesma não se auto-define como católica ou protestante).

Os "Reformadores" foram pessoas de vasta cultura teológica e humanista: Calvino estudou em Sorbonne e seu pai era bispo; Lutero foi monge e professor universitário da Bíblia; Zuínglio era sacerdote e humanista. De acordo com o programa dos humanistas, eles buscaram nas fontes da antiguidade cristã as bases para uma renovação religiosa. Lendo as Sagradas Escrituras e retornando aos Pais da Igreja, descobriram uma nova visão da fé e uma doutrina bíblica cristocêntrica.

O protestantismo apresenta elementos em comum apesar de sua grande diversidade. A Bíblia é considerada a única fonte de autoridade doutrinal.  A salvação é entendida como um dom gratuito (presente, graça) de Deus alcançado mediante a . As boas obras não salvam, sendo resultados da fé e não causa de salvação.

O protestantismo chegou ao Brasil pela primeira vez com viajantes e nas tentativas de colonização do Brasil . Uma missão francesa enviada por João Calvino se estabeleceu, em 1557, numa das ilhas da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.Porém , o protestantismo no Brasil deveria manter discrição, pois, naquela época predominava o catolicismo, e quem se rebelasse contra a Igreja, pagaria um preço alto, por tal traição.

Através do Tratado de Comércio e Navegação comerciantes ingleses estabeleceram a Igreja Anglicana no país, em 1810.Os Alemães trouxeram o luteranismo em 1824.Em 1855, Robert Reid Kalley, missionário autônomo escocês, fundou igrejas Congregacionais constituindo primeiro trabalho Protestante permanente em terras brasileiras.Mais tarde, em 1859, a igreja Presbiteriana foi fundada por Ashbel Green Simonton no Rio de Janeiro.Em 1871, o primeiro grupo batista se estabeleceu em Santa Bárbara d'Oeste, no Estado de São Paulo, trazida por missionários americanos.Em 1910, o Brasil receberia o pentecostalismo, com a chegada da Congregação Cristã no Brasil e da Assembléia de Deus, que  estabeleceria-se no norte, no Pará.Em 1922, chega ao país o Exército de Salvação, igreja reformada de origem inglesa, pelas mãos de David Miche e esposa, um casal de missionários suíços.

Em 1932, alguns ministros brasileiros da Assembléia de Deus devolveram voluntariamente suas credenciais de obreiros, à Assembléia de Deus, e organizaram Igreja de Cristo no Brasil em Mossoró/RN.

1950 surge uma nova onda do pentecostalismo, com a influência de movimentos de cura divina e expulsão de demônios que geraram diferentes denominações, tais como: Igreja Pentecostal O Brasil para Cristo e a  Igreja Pentecostal Deus é Amor fundada pelo já falecido missionário Manoel de Mello. Em 1962 surge a , fundada pelo missionário David Miranda.

Também nesta época várias igrejas protestantes que eram tradicionais adicionaram o fervor pentecostal, como exemplos, a Igreja Presbiteriana Renovada, a Igreja Cristã Maranata, a Convenção Batista Nacional e a Igreja do Evangelho Quadrangular, . A Igreja Cristã Maranata foi fundada em Outubro de 1968 no morro do Jaburuna em Vila Velha, Espírito Santo por quatro antigos membros da Igreja Presbiteriana do Centro de Vila Velha.

A década de 1970 viu nascer o movimento neopentecostal," Os Não-Radicais", com igrejas que enfatizam a prosperidade, como a Igreja Universal do Reino de Deus, fundada por Edir Macedo, em 1977;

a Igreja Internacional da Graça de Deus, fundada por Romildo Ribeiro Soares, entre muitas outras. É também nessa década que mesmo a Igreja Católica no Brasil começa a sofrer influência dos movimentos pentecostais através da Renovação Carismática Católica, um movimento originário dos EUA.

Recentemente cresceram as chamadas igrejas neopentecostais com foco nas classes média e alta, com um discurso mais liberado quanto aos costumes e menos ênfase nas manifestações pentecostais. Entre elas as igrejas podemos citar a Igreja Apostólica Renascer em Cristo, a Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, e a Igreja Evangélica Cristo Vive, . Seus fiéis costumam se identificar como "evangélicos", em referência aos reformados do século XVI.

 Veja abaixo, os Países com maior número de Protestantes .
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Protestantismo
Lugar País População Protestante  % de Protestantes
1 Estados Unidos 162.653.774 55,0%
2 Reino Unido 44.726.678 74,0%
3 Nigéria 34.100.000 23,0%
4 Alemanha 31.300.000 38,0%
5 África do Sul 30.000.000 62,0%
6 Brasil 27.900.000 15,0%
7 China 15.675.766 1,2%
8 Indonésia[ 14.460.000 6.0%
9 Quênia 12.855.244 38,0%
10 República Democrática do Congo 12.017.001 20,0%

Nenhum comentário:

Postar um comentário