quinta-feira, 14 de abril de 2011

Hélices do Desenvolvimento "Energia Eólica no RN"


Segundo Blog de Pereiros do colega, Ricardo Silva.

Começam a chegar em Parazinho/RN, Região do Mato Grande, as primeiras hélices dos aerogeradores de energia eólica. As peças que são parte de um conjunto  de equipamentos responsaveis pela geração de energia é incrivélmente gigante. A locomoção  das hélices como de outras peças causa sem dúvida um congestionamento no transito das cidades por onde passa.



 Um pouco de Conhecimento!!!

    A energia eólica é a energia obtida pelo movimento do ar(vento). É uma abundante fonte de energia, renovável, limpa e disponível em todos os lugares.



      Os moinhos de vento foram inventados na Pérsia no séc. V. Eles foram usados para bombear água para irrigação. Os mecanismos básicos de um moinho de vento não mudaram desde então: o vento atinge uma hélice que ao movimentar-se gira um eixo que impulsiona uma bomba (gerador de eletricidade).
     As hélices de uma turbina de vento são diferentes das lâminas dos antigos moinhos porque são mais aerodinâmicas e eficientes.
    As hélices tem o formato de asas de aviões e usam a mesma aerodinâmica. As hélices em movimento ativam um eixo que está ligado à caixa de mudança.
    Através de uma série de engrenagens a velocidade do eixo de rotação aumenta. O eixo de rotação está conectado ao gerador de eletricidade que com a rotação em alta velocidade gera energia.

Um aerogerador consiste num gerador elétrico movido por uma hélice, que por sua vez é movida pela força do vento.
    A hélice pode ser vista como um motor a vento, cuja a quantidade de eletricidade que pode ser gerada pelo vento depende de quatro fatores: 

  •  Quantidade de vento que passa pela hélice
  •  Diâmetro da hélice
  •  Dimensão do gerador
  •  Rendimento de todo o sistema.

O BLOG
Com esta iniciativa, o Município de Parazinho, deverá ter um aumento considerável em sua economia, tendo em vista que, a contrução e manutenção, de parques eólicos, empregam um número considerável de mão-de-obra.

Parazinho, Talvez, não seja muito alta em relação ao nível do mar, mas, por lá "os Ventos, soam mais forte, por isso a implantação do sistema eólico", difernte de outros locais.

Um comentário: