A Universidade de São Paulo e o
portal Veduca lançam, nesta semana, o primeiro Mooc (cursos virtuais, gratuitos
e de nível superior) da América Latina. Os cursos serão ministrados por
professores da instituição e veiculados pela plataforma. Por enquanto, as duas
disciplinas previstas são física mecânica básica e probabilidade e estatística.
O lançamento, marcado para o próximo dia 12, coloca o Brasil no centro de um
movimento internacional que tem mexido com a educação superior, em que
universidades tradicionais oferecem gratuitamente aulas para milhões de pessoas
espalhadas pelo mundo.
Tradicionalmente, os brasileiros
estão entre os mais assíduos em plataformas como o Coursera – lançado pelas
universidades de Stanford, Michigan, Pennsylvania e Princeton – e edX –
iniciativa de Harvard e MIT. Mas, até agora, não havia uma instituição de nível
superior brasileira que oferecesse aulas gratuitas e virtuais de forma massiva
para qualquer interessado. Os professores que assumem a responsabilidade de
começar são Vanderlei Salvador Bagnato, coordenador da Agência USP de Inovação
e responsável pela disciplina de física, e a dupla Melvin Cynbalista e André
Leme Fleury, que dará aula de estatística no Departamento de Engenharia de
Produção.
“Buscamos professores
interessados em participar. Com o anúncio, outros professores e até outras
universidades já demonstraram interesse em oferecer cursos”, afirma Eduardo
Zancul, sócio do Veduca. Algumas instituições – como a Unicamp, a Unesp e a
própria USP – já haviam dado passos no sentido de oferecer videoaulas,
animações e outros materiais para consulta por meio de seus sites. Os Moocs, no
entanto, dão um passo além, uma vez que os alunos são inscritos numa disciplina
com começo, meio e fim, com exercícios a completar e grupos com os quais
deverão interagir. “Nós dividimos aulas longas em vídeos menores, com quizzes
no meio. Em breve, teremos um chat ao vivo para os alunos que estão on-line”,
diz Zancul.
Os cursos que entram no ar na
semana que vem terão entrada contínua. Isso quer dizer que, a qualquer momento,
um interessado em estudar física mecânica básica poderá se inscrever no curso
(não haverá período fixo de inscrição). “Mas se ele ficar duas semanas sem
aparecer, nós mandamos um email lembrando”, afirma o empreendedor. Ao cumprir
todas as aulas e atividades, os alunos deverão fazer uma prova presencial na
USP para conseguir um certificado de conclusão. “O que vamos atestar é que
aquele estudante tem um conhecimento compatível com o que se espera em física
básica. Esperamos que universidades particulares possam usar essas aulas”,
afirma Bagnato.
Para o professor de física,
oferecer a melhor formação possível para qualquer interessado é interesse de
todos, uma vez que contribui para o desenvolvimento do país. “Se tivermos
15.000 inscritos e só 1.000 terminarem, teremos 1.000 pessoas a mais bem
formadas. Todo mundo ganha com isso”, afirma Bagnato. Em seu curso, o físico
prevê também o lançamento de kits de “ciência na prática”, que poderão ser
comprados on-line para complementar a formação oferecida pelo Mooc. “Não temos
como oferecer esse material de graça. Com ele, o aluno faz a prática e submete
o relatório. Isso é diferente de tudo que já foi oferecido”, garante.
Criada em 1934, a Universidade de
São Paulo é tida como a melhor universidade do país por vários rankings
internacionais, como pelo QS World University. Já o Veduca foi um portal
surgido no ano passado com o intuito de legendar para o português videoaulas de
grandes professores de universidades de renome com o objetivo de “democratizar
a educação de alta qualidade no Brasil”, como afirmam em seu site. Ao longo de
2012, a plataforma foi crescendo e hoje já conta com mais de 5.000 vídeos
assistidos mais de 172 milhões de vezes. No início do ano, o portal chamou a
atenção de um grupo internacional recebeu um aporte financeiro do grupo
editorial inglês Macmillan.
Fonte: www.estadao.com.br
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