sexta-feira, 21 de junho de 2013

Presidenta Dilma reúne ministros para avaliar extensão de protestos

A presidente Dilma Rousseff está reunida na manhã desta sexta-feira, 21, com ministros para analisar a extensão das manifestações recentes ocorridas no País e discutir medidas emergenciais que podem ser adotadas pelo governo para arrefecer o movimento. Está confirmada a participação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, de quem Dilma deve pedir um balanço da situação.

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República ainda não divulgou a lista completa de participantes do encontro, mas devem estar presentes também os ministros da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.
Mesmo após a redução das tarifas de transporte público em 12 capitais - e em metade das cidades da Região Metropolitana de São Paulo -, novas manifestações levaram na quinta-feira, 20, mais de 1 milhão de pessoas às ruas de 75 cidades do País. E a violência voltou a se destacar: pela primeira vez desde o início das manifestações, há 15 dias, uma morte foi registrada, quando um motorista avançou sobre um manifestante em Ribeirão Preto (SP). Pelo menos outras 77 pessoas ficaram feridas - 55 no Rio.
Durante os protestos de quinta-feira, 20, a cena que mais chamou a atenção, foi justamente a tentativa de invasão do Palácio do Itamaraty durante a noite, em Brasília. A polícia tentou conter os invasores com gás, mas o prédio teve janelas quebradas e focos externos de incêndio. Além disso, a paisagem da Esplanada dos Ministérios foi tomada pelo gás lacrimogêneo e até a Catedral se tornou alvo de vândalos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário