segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Após rompimento do vice-governador com o governo, governadora inicia novas nomeações

Anselmo Carvalho substituirá Paulo de Tarso no gabinete Civíl

O atual secretário estadual de Administração e Recursos Humanos, Anselmo Carvalho, vai assumir a chefia do Gabinete Civil em substituição a Paulo de Tarso Fernandes, que entregou o cargo na última sexta-feira. Na secretaria de Administração, fica, por enquanto, a atual adjunta, Sueli Pimentel.

Anselmo Carvalho confirmou há pouco que a governadora assinou a nomeação e o ato será publicado na edição de amanhã do Diário Oficial do Estado, concomitante com a exoneração de Paulo de Tarso.

Sabe-se que o novo secretário-chefe do Gabinete Civil dificilmente terá amplos poderes, como tinha o antecessor. Mas Anselmo evita, por enquanto, entrar em detalhes sobre a nova configuração do governo. "O cargo concede as condições (para o exercício pleno da função de chefe de Gabinete). São atribuições de extrema confiança da governadora", disse Anselmo.

O novo chefe do Gabinete Civil destaca também que as negociações, conduzidas até então por Paulo de Tarso, com os servidores insatisfeitos por causa da demora na implantação dos planos de cargo e salários, vão continuar.

O ex-secretário-chefe do Gabinete Civil Paulo de Tarso Fernandes deixou o cargo na última sexta-feira, logo que o vice-governador Robinson Faria anunciou o rompimento com o governo.

Ao explicar, em um primeiro momento, os motivos do pedido de exoneração, Paulo de Tarso, que era uma espécie de supersecretário com autorização para falar e decidir em nome da governadora, alegou "solidariedade ao vice-governador". Depois, surgiram declarações públicas do ex-secretário com crítica à influência do ex-deputado Carlos Augusto Rosado, marido da governadora, no governo.

Anselmo Carvalho negou na manhã desta segunda-feira (24) que as turbulências políticas provocadas pelo rompimento de Robinson signifiquem uma dificuldade adicional para a administração.

Rosalba Ciarlini também substitui consultora geral do Estado

A consultora geral do Estado, Tatiana Mendes Cunha, confirmou na manhã desta segunda que também vai deixar o Governo do Estado. Ela foi informada pessoalmente pela governadora sobre a exoneração. Tatiana alegou que não quer comentar a decisão, porque vai manter "o sigilo respeitoso" uma vez que foi comunicada em uma conversa pessoal com Rosalba Ciarlini.

Nos bastidores, comenta-se que a exoneração de Tatiana ainda é reflexo do comportamento do vice-governador Robinson Faria durante a interinidade no Governo. Tatiana teria sido uma das "auxiliares" mais ativas na busca de uma "agenda positiva" para o vice-governador no período em que assumiu a titularidade do cargo.

Tatiana Mendes lembrou que foi nomeada em janeiro e acredita ter "desempenho o papel" que lhe cabia. Afirmou também que se "esforçou para ser útil ao Estado". Ela disse ainda que vai retomar as atividades profissionais de advogada.

A governadora deve anunciar também mudanças na secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O atual titular, Jader Torres, vai deixar o cargo. Ele era adjunto do vice-governador e assumiu a função de secretário quando Robinson ficou interinamente no governo, no período em que Rosalba Cialini estava em missão nos Estados Unidos.

O substituto de Tatiana Mendes será José Marcelo Costa.


Fonte: Trinbuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário