quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Repatriações históricas do futebol brasileiro



 Quando um astro do futebol mundial volta ao Brasil, mexe com as estruturas do futebol. Veja os que vieram antes do Ronaldinho.


A última vez que um melhor jogador do mundo atuou no Brasil foi em 1995. Romário, que ganhou o prêmio da Fifa pelo título da Copa do Mundo de 1994, foi contratado pelo Flamengo. Contudo, o ataque dos sonhos, com Edmundo e Sávio, não deu certo.


Rivaldo surpreendeu em 2004 ao acertar com o Cruzeiro menos de dois anos após a conquista do pentacampeonato, mas fez poucas partidas e deixou os torcedores decepcionados.



 A repatriação mais curiosa do futebol brasileiro não foi feita por clube algum. Após uma passagem fracassada pelo Valencia, da Espanha, no segundo semestre de 1997, Marcelinho Carioca foi contratado pela Federação Paulista de Futebol, que fez um "disque-craque". A torcida que mais ligasse, levaria o jogador. Ele acabou voltando para o corinthians.



 Se a repatriação de Marcelinho Carioca foi a mais curiosa, a de Raí foi a mais polêmica. O jogador foi contratado pelo São Paulo a tempo de jogar apenas a partida final do Campeonato Paulista de 1998, marcou gol na decisão e deu o título ao São Paulo FC tendo disputado apenas um confronto.



 Após uma passagem pela Udinese, da Itália, Zico voltou ao Brasil em 1985, e  passou a vestir a camisa do Flamengo.



 Em 2008, envolta a muitas polêmicas por indisciplina na Itália, Adriano decidiu retornar ao Brasil e disputou a Copa Libertadores pelo São Paulo. No ano seguinte, chegou ao Flamengo e, dessa vez sim, fez sucesso, com o título brasileiro de 2009.



Paulo Roberto Falcão fez tanto sucesso na Itália que foi chamado de "Rei de Roma". Ex-Internacional, o jogador retornou ao Brasil para o São Paulo e causou alvoroço em sua chegada à capital.



 Em 2010, quem voltou ao Brasil para uma passagem vitoriosa foi Robinho. O craque retornou ao Santos e formou um time incrível ao lado de Neymar e Paulo Henrique Ganso.





Ronaldinho Gaúcho voltou a jogar no futebol brasileiro. Contratado pelo Flamengo, ele causou furor no último mês pela possibilidade de retorno. Um caso clássico e recente de repatriação foi o de Ronaldo, que acertou com o Corinthians no final de 2008 e participou com grande brilho das conquistas do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil do ano seguinte.





Fonte:r7.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário