domingo, 30 de janeiro de 2011

Dezoito açudes no RN apresentam grau de comprometimento

A Secretaria de Recursos Hídricos informou que o Governo do Estado do RN, abriu processo licitatório para contratação de estudos técnicos e serviços de campo, com o objetivo de recuperar 18 reservatórios de água no Estado.

De acordo com o relatório, "os açudes vistoriados apontam grau de comprometimento e exigem ações, urgentes.

Os açudes que terão os projetos licitados são:


• Açude Pataxó (Ipanguassu)

• Açude Boqueirão de Angicos (Afonso Bezerra)
• Açude Boqueirão de Parelhas (Parelhas),
• Açude Passagem das Traíras (Jardim do Seridó)
• Açude Bonito II (São Miguel),
• Açude rio da Pedra (Santana do Matos)
• Açude Esguicho (Ouro Branco)
• Açude Lucrécia (Lucrécia)
• Açude Encanto (Encanto)
• Açude Santana (Rafael Fernandes)
• Açude Passagem (Rodolfo Fernandes)
• Açude Malhada Vermelha (Severiano Melo)
• Açude Apanha Peixe (Caraúnas)
• Açude Beldroegra (Paraú),
• Açude Tourão (Patu)
• Açude Morcego (Campo Grande)
• Açude Bodó (Tenente Ananias)
• Açude Novo Angicos (Angicos)

Fonte:www.ararunapb.com.br

2 comentários:

  1. A vigília pascal e o Sábado de Aleluia
    Dando continuidade no nosso especial sobre a semana santa agora explicamos o que é o sábado de aleluia ou sábado santo. O Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo. Nas Filipinas, nação notoriamente católica, chama-se a este dia Sábado Negro. O Sábado de Aleluia é o último dia da Semana Santa.
    Na tradição católica, é costume os altares serem desnudados, pois, tal como na Sexta-Feira Santa, não se celebra a Eucaristia. As únicas celebrações são as que fazem parte da Liturgia das Horas. Além da Eucaristia, é proibido celebrar qualquer outro sacramento, excepto o da Confissão. São permitidas exéquias, mas sem celebração de missa. A distribuição da comunhão eucarística só é permitida sob a forma de viático, isto é, em caso de morte.
    Muitas das igrejas de comunhão anglicana seguem estes mesmos preceitos. Já a Igreja Ortodoxa, bem como os ritos católicos orientais, seguem as suas próprias tradições e possuem terminologia própria para estes dias e respectivas tradições e celebrações. Como é de esperar, apesar de a Páscoa e os dias relacionados serem importantes para todas as tradições cristãs, do Mormonismo ao Catolicismo, as celebrações variam grandemente.
    Antes de 1970, os católicos romanos deviam praticar um jejum limitado: por exemplo, abstinência de carne de gado, mas consumo de quantidades limitadas de peixe, etc. Em alguns lugares, a manhã do Sábado de Aleluia é dedicada à "Celebração das Dores de Maria", onde se recorda a "hora da Mãe", sem missa.
    É no Sábado de Aleluia que se faz a tradicional Malhação de Judas, representando a morte de Judas Iscariotes.
    No Sábado Santo, é celebrada a Vigília pascal depois do anoitecer, dando início à Páscoa.
    Sábado: remonta à Criação, passa pelo Êxodo e vai até ao fim do Apocalipse

    ResponderExcluir
  2. Juscelino Kubitschek (1902 - 1976)-Grande Político da nossa história Brasileira.

    Juscelino Kubitschek nasceu em Diamantina, Minas Gerais. Desde os trinta e dois anos de idade se dividia entre a medicina e a carreira política. Mas em 1934, com sua vitória para deputado federal se decidiu pela dedicação ao Brasil. Foi nomeado para a prefeitura de Belo Horizonte em 1940 e, dez anos depois, foi eleito governador do estado de Minas, com o slogan "Energia e Transporte".

    Eleito presidente da república em 1955 com uma diferença pequena de votos para Juarez Távora (6%), JK encontrou o país ainda sobre tensão de toda a questão política que havia ocorrido com o suicídio de Vargas. Já em janeiro de 56, o Levante de Jacareacanga viria comprovar a intranquilidade do país. Inúmeras greves, a forte seca no Nordeste, a Revolta de Aragaças, enfim, outras conturbações se seguiriam, mas foram os planos de desenvolvimento do país que ficaram como marca do seu governo. O lema "cinquenta anos em cinco", o plano de metas, a criação da Sudene, a transferência da capital para Brasília, a política externa na operação Pan-americana. Essas foram as características que ficaram para a história.

    JK, com o objetivo de "desenvolver para sobreviver", abriu as portas do país para capital externo e enfatizou o processo de substituição de importações. Saiu do poder com grande popularidade e muitas chances de reeleição, como muitos profetizaram. Mas o regime militar cassou os seus direitos e encerrou a sua carreira política. Em 1961 partiu para a Europa. De volta ao Brasil em 1964, se aliou a Carlos Lacerda e João Goulart na Frente Ampla, mas não obteve sucesso. Juscelino faleceu doze anos depois, num acidente de carro, até hoje nao explicado.

    Fonte de Pesquisa:

    Gilvan Dutra

    ResponderExcluir