segunda-feira, 1 de julho de 2013

Além de maconha e cocaína, nova Lei Seca medirá também o colesterol e ministrará toque retal

Motorista terá que se submeter a medição de colesterol e toque retal.
Lombrômetro? - A Lei Seca, que vinha punindo apenas os motoristas embriagados, recebeu um polêmico upgrade em São Paulo. Além da multa atualizada em R$ 1,9 mil, a nova lei irá flagrar, pela saliva, usuários de maconha, cocaína e outras substâncias que alterem o psicomotor do motorista. A novidade tem tendências a se nacionalizar. 
A máquina utilizada pelas blitzes já ganhou apelidos carinhosos como “lombrômetro” e “brenfômetro”. Um paradoxo aparente é exigir saliva do usuário de maconha. Ao invés de uma operação conduzida tradicionalmente por policiais militares, as novas blitze terão delegados e escrivães da Polícia Civil, peritos do Instituto de Criminalística, agentes do Detran, psiquiatras e proctologistas. Informações dão conta de que ainda em 2013 a Lei Seca dará mais um passo e fará a detecção de outras causas de alteração psicomotora. 
Além do teste para medir a quantidade de álcool, a presença de maconha, cocaína, LSD, Ecstasy, loló e arrebite, o cidadão terá que se submeter à medição de glicose e colesterol, aferição de pressão, teste psiquiátrico, exame de vista e toque retal. “Precisamos detectar todo e qualquer elemento que altere a percepção do motorista. Seja físico, químico ou psicológico. Mesmo levar um chifre pode alterar o motorista no aspecto psicomotor. 
O cidadão fica mais nervoso, né? Pelo novo bafômetro não passará nada. Quanto ao toque retal, não se trata de procurar possível câncer de próstata. Ofereceremos apenas uma ‘injeção de ânimo’ aos motoristas mais letárgicos”, afirmou Cláudio Sidópa, policial rodoviário atuante na Anhanguera. Quem aguentará passar por todo esse martírio? Agora sim, o motorista pensará duas vezes antes de utilizar certas substâncias, inclusive o álcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário