quarta-feira, 25 de abril de 2012

Ronaldinho desvalorizou 94% em cinco anos, e poderá encerrar 2012 no Inter

Ronaldinho Gaúcho é mais um caso do futebol brasileiro em constante queda no valor de mercado. Um estudo feito pela Pluri Consultoria mostrou que o atacante do Flamengo perdeu cerca de 94% de seu valor desde que atingiu seu ápice, em 2007, quando atuava no Barcelona. De um ano para cá, exatamente o período em que deixou a Europa para atuar no Flamengo, Ronaldinho perdeu 36% de seu valor, segundo a Pluri Consutoria. Veja como foi a ascensão e o declínio do jogador desde 2000, quando ainda atuava no Grêmio.


Ronaldinho começou a despertar atenção em 1999. No ano seguinte, ensaiava seus primeiros como estrela da seleção brasileira e já era cobiçado por clubes da Europa. Na época, seu valor estava cotado em 5 milhões de euros. Em 2001, Ronaldinho se transferiu para o Paris Saint-Germain em uma saída conturbada do Grêmio. O atacante começou a mostrar sua habilidade na capital francesa e passou a valer 14 milhões de euros. Em 2002, Ronaldinho começou a entrar no time dos melhores jogadores do planeta. Foi campeão mundial com a seleção brasileira e ainda atuava no Paris Saint-Germain, passando a valer 27 milhões de euros.

Em 2003, Ronaldinho se transferiu para o Barcelona. E daí passou para o estrelato definitivo. Mesmo deixando o PSG sem nenhum título de expressão, o atacante brasileiro passou a valer 37 milhões de euros. Em 2004, Ronaldinho faturou pela primeira vez o prêmio de melhor jogador do mundo mesmo sem nenhum título em sua primeira temporada no Barcelona. Com isso, alcançou valorização e chegou 48 milhões de euros.

Ronaldinho era cobiçado para estampar diversas marcas. E em 2005 foi eleito novamente o melhor jogador do mundo, dando ao Barcelona o título espanhol. Com isso, o atacante passou a valer 60 milhões de euros. Em 2006, Ronaldinho faturou seu título mais importante pelo Barcelona, o da Liga dos Campeões da Europa. Mas fracassou na Copa do Mundo defendendo a seleção brasileira. Como também não teve um segundo semestre muito proveitoso, teve seu valor estabilizado, ficando nos 59 milhões de euros.

Ronaldinho teve um 2007 de pouco sucesso. Dentro dos campos, começou a viver declínio, mas parece que isso não influenciou em seu valor de mercado. Foi quando o atacante teve seu maior valor, alcançando 70 milhões de euros .Como Ronaldinho já não tinha mais resquícios do bom futebol apresentado no Barcelona, acabou se transferindo para o Milan. Passou a ter seu talento questionado e não conseguiu emplacar em sua chegada na Itália. No fim, teve seu valor reduzido a 33 milhões de euros.

O ano de 2009 representou para Ronaldinho uma tentativa de recuperar seu bom futebol. Em seu final, o atacante foi um dos destaques do Milan e teve sua convocação cogitada para defender a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2010. Mesmo assim, não escapou da desvalorização, caindo para 25 milhões de euros. Em 2010, Ronaldinho parece ter vivido uma grande decepção quando não foi convocado para a Copa do Mundo. Passou o segundo semestre sem grandes atuações pelo Milan e foi colocado em disponibilidade no mercado. Passou a valer 12 milhões de euros antes de se transferir para o Flamengo.

Ronaldinho teve grande instabilidade em seu primeiro ano no Flamengo. Teve grandes atuações, voltou à seleção brasileira, mas foi imensamente cobrado pelo futebol que apresentou no Barcelona em outros tempos. Com apenas um título carioca no ano, teve seu valor reduzido para 7 milhões de euros. Ronaldinho só teve fracassos em 2012. Viu o Flamengo ser eliminado na primeira fase da Libertadores e não chegou nem à final do Campeonato Carioca. É o jogador mais caro e, segundo a Pluri Consultoria, não consegue emplacar grandes campanhas de marketing. Por isso, teve seu valor reduzido em mais 36%, valendo, agora, 4,5 milhões de euros.

E de acordo com informações do site Zero Hora, Ronaldinho será oferecido ao Inter. Foi isso que Assis (Irmão e Empresário do jogador) revelou a amigos em Porto Alegre. Os rumores cresceram durante o início da tarde da última terça-feira(24). Esta eventual negociação estaria relacionada à importante reunião que ocorre hoje, entre Traffic e Flamengo, no Rio.


Assis está descontente com a parceria porque Ronaldinho não recebe a parte da Traffic (o que representa mais de 60% de seu salário mensal de R$ 1,1 milhão) há cinco meses e já acumula um crédito de R$ 3,75 milhões. Questionado sobre a viabilidade da contratação, o vice de futebol do Inter, Luís Anápio Gomes, reagiu com naturalidade:

— Viável é. Mas não pagando o que ele recebe no Rio de Janeiro. Ronaldinho precisaria se adaptar aos nossos padrões.

Os rumores sobre a ida de Ronaldinho para o Beira-Rio surgiram no Olímpico. Diante do comentário, uma fonte ligada à direção fez a seguinte interpretação.

— Poderia ser uma retaliação deles pela chance de contratação do Giuliano pelo Grêmio.


Fonte:br.msn.com e zerohora.clicrbs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário