sábado, 21 de maio de 2011

Segurança no Ambiente que vivemos

Visando uma melhor qualidade de vida, ao público em geral, e as donas de casa principalmente, este blog traz a público o perigo  disfarçado no longo período de exposição aos riscos do trabalho doméstico, ou  remunerado.

Não é só o trabalhador de uma grande Indústria, Comércio, Hospital, ou Canteiro de Obras, que está exposto ao risco ou perigo de acidente ou doença ocupacional ou do trabalho.

Em todos os ambientes em que se encontramos, seja em casa, no trabalho na rua, estamos vulneráveis a acontecimentos não programados. 

Na classificação de riscos encontramos 5 tipos, eles são reconhecidos dor cores, essas são universais. são eles: Físico, Químico, Biológico, Ergonômico, e Acidentes(Mecânicos).Estes riscos estão presentes conosco no nosso dia-dia, em todo lugar que estejamos, por isso fique atento.
Abaixo, ilustraremos os riscos a que estamos expostos no nosso cotidiano e as vezes passam despercebidos.


Físico, relaciona-se ao frio (quando sentimos muito frio e ficamos expostos durante muito tempo a esse agente, nosso organismo logo emitirá efeitos visíveis, logo podemos nos resfriar), calor ( a exposição prolongada poderá desencadear anormalidades no funcionamento do organismo), ruídos acima dos limites (som alto demais), barulhos de máquinas e equipamentos, tipo motosserras compressores de ar,  permitidos cerca de 85 decibéis para 8 hs diárias de trabalho, ruídos mais altos, diminuir o tempo de exposição medido por um Decibelimetro, esses níveis de ruídos acima do tolerável, elem de desconforto, por hora, no futuro causará varias doenças, inclusive impotência sexual, estresse.

 
Químico, relaciona-se a o manuseio de produtos químicos, como solventes, detergentes, fumos, vapores.O indivíduo poderá ser infectado, através das vias cutâneas, respiratórias, ou digestivas, por inalação. As pessoas que utilizam de soldagem de peças sejam elas de automotivos, ou indústria da construção, ou reparos em pequenos circuitos elétricos, rádios, TVs, estão vulneráveis a fumos (fumaça que ocorre durante a soldagem, e nesta são emitidas sustâncias). Dona de casa que manuseia produtos de limpeza sem a devida proteção, poderá desenvolver problemas de pele, como alergias, nas mãos e dedos e causar ferimento vindo a perder as digitais.


Biológicos, relaciona-se com bactérias,Vírus, fungos, parasitas. Podemos vir a entrar em contato através de animais de estimação, ou por transmissão de uma pessoa a outra, pela água, alimentos contaminados, por andar descalço, compartilhar copos, talheres., atividades desenvolvidas em ambientes insalubres, como, hospitais, clinicas, postos de saúde, etc.




Ergonômicos, vilão das donas de casa, esse é o risco a que as pessoas talvez, mais se exponham e não percebem. Podemos citar como exemplo, a má postura frente ao computador, ao varrer um local, lavar o banheiro, se abaixar de forma errada forçando pequenos músculos, forçar a visão em ambientes pouco iluminados, fazer leitura em locais de claridade excessiva, sentar-se para ver TV, de forma errada, ritmo excessivo de trabalho, exemplo do digitador que, a cada 50 minutos de trabalho a legislação assegura-o 10 minutos de descanso (M.T.E, NR-17, item 17.6.4, d). 


Acidente (Mecânico) Risco de Choque elétrico, arranjo físico(Gambiarra), armazenamento inadequado de materiais, máquinas sem condições de utilização, máquinas sem proteção, ferramentas defeituosas, etc.




Robert Franklin A. da Costa
Aluno do 2º Semestre do Curso Técnico de Segurança do Trabalho
CTEAD - Natal/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário