quarta-feira, 25 de junho de 2014

Diálogo de Segurança

O Diálogo de Segurança propriamente dito é uma ferramenta de fundamental importância, e muito utilizada pelo setor de segurança do trabalho (SESMT- Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) das empresas, dos mais variados segmentos. As nomenclaturas são várias: DDS – Diálogo Diário de Segurança; DSS – Diálogo Semanal de Segurança; DDHS – Diálogo Diário de Higiene e Segurança; DDHSMA – Diálogo Diário de Higiene Segurança e Meio Ambiente; DHSMQ – Diálogo Diário de Higiene, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade, Palestra, etc.

O DSS, assim denominando, é a forma mais clara e direta do SESMT, interagir com os trabalhadores sobre segurança do trabalho. Informações dão conta que essa prática do Diálogo de Segurança teve início ainda nos anos 90. As reuniões de segurança, geralmente ocorrem duas vezes por semana, no local de trabalho, antes do início das atividades e com duração entre 5 e 15 minutos no máximo, variando de uma empresa para outra. Esses encontros têm o objetivo de informar aos funcionários as condições do ambiente de trabalho.

Orientações de procedimentos e operações a serem realizados com segurança, conforme estabelece a Legislação; Condições de segurança e saúde no trabalho, riscos profissionais que os colaboradores possam estar expostos, medidas preventivas, orientações sobre conduta a fim de prevenir acidentes e/ou doenças ocupacionais, proteções coletivas e individuais, Normas Regulamentadoras, em fim, os mais variados assuntos.

Na construção civil, devido a ser uma indústria atípica, que possui uma constante mudança de cenário, torna-se mais interessante e proveitoso que seja abordado assuntos pertinentes a etapa da obra, a execução de cada serviço. Já em locais de trabalho que possuem um processo de trabalho pré-estabelecido, adota-se outra metodologia.Os diversos temas abordados nos Diálogos de Segurança devem ser discutidos entre os colaboradores da empresa e o setor de segurança (SESMT). Opiniões, Sugestões de melhorias no processo de trabalho, sempre são bem vindas.


A participação dos colaboradores é importante. Estudos afirmam que nós adultos, assimilamos apenas 10% do que lemos, 20% do que escutamos, 30% do que vemos, 50% do que ouvimos e vemos, 70% daquilo que discutimos e 90% do que praticamos, então, logo chegamos a conclusão que: Ouvir, observar, debater e principalmente praticar os temas propostos nas reuniões de segurança, fará com que, assimilemos cerca de 90% do tema apresentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário