terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Viaduto do Baldo em Natal, cedeu 10 cm, e é um risco para quem trafega pelo local

O caso mais crítico de falta de inspeção predial em Natal parece ser o Viaduto do Baldo, entre a Cidade Alta e o Alecrim, região central da capital. Por dia, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) estima que trafegam no trecho aproximadamente 5 mil veículos. Mesmo sendo um fluxo relativamente pequeno (comparado à ponte de Igapó, por exemplo, onde circulam 50 mil carros), é preciso atenção.



Construído no estilo caixão há 34 anos, o velho viaduto foi erguido em concreto protendido, onde cabos de proteção substituem armaduras de ferro. Por causa da ação do tempo e da falta de manutenção, o Viaduto do Baldo já cedeu dez centímetros, conforme constata o último laudo técnico feito no local, em 2009. Pior: sem manutenção, 98% de estruturas antigas como essas seriam reprovadas em uma vistoria predial, avalia especialista na área.
 

De acordo com o engenheiro civil que realizou o laudo, a pedido da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura(Semopi), o problema ocorre por causa das infiltrações. "Esse viaduto é um buraco oco por dentro, onde só há cabos. A armação tem corrosão, os cabos estão expostos. Estruturas assim não podem ter fissuras. Ao longo da laje percebemos a estrutura deformada. Há barrigas, desnível. Essa parte da estrutura já cedeu cerca de 10 centímetros. Como não há drenagem para fora, a água entra, se aloja, causando corrosão das estruturas. Isso faz peso no viaduto", constata Fábio Sérgio da Costa Pereira, engenheiro civil especializado em avaliações e perícias de engenharia. Quando a equipe do engenheiro fez um buraco para averiguar a situação, em 2009, água acumulada ao longo de anos jorrou no chão. "Pode acontecer um colapso da estrutura".

Fonte: Diário de Natal








2 comentários:

  1. A POPULAÇÃO ESPERA QUE A MIDIA ATRAVES DOS MEIOS DE COMINICÇÃO CONTINUEM PERSISTINDO EM DIVULGAR ESSE ABSURDO ONDE AS AUTORIDADES SE OMITEM NO SILENCIO A ESPERA DE UM DESASTRE A QUALQUER MOMENTO SEM INTERDITAR O VIADUTO DO BALDO.

    ResponderExcluir
  2. SOS AO VIADUTO DO BALDO ... SOS AS PESSOAS QUE TRANSITAM DIARIAMENTE E AS QUE PASSAM POR BAIXO DO VIADUTO ESTANDO EM PERIGO A QUALQUER HORA UM DESABAMENTO . ESTAMOS EXIGINDO QUE AS AUTORIDADES USEM O DINHEIRO QUE PERTENCE A POPULAÇÃO PARA INTERDITAR O VIADUTO DO BALDO ANTES QUE UM GRANDE DESASTRE ACONTEÇA

    ResponderExcluir